Histórico




Em 2005, cinco jovens, Maria Juliana Pereira da Silva e Francisca Gláubia Soares de Sousa , Wesley Araújo da Mota, Weverton Araújo da Mota e Francisca Nívea Teixeira da Silva passaram a estudar na EPC Boa Vista (Escola Popular Cooperativa). Para chegar à localidade de Boa Vista, todos os fins de semana, eles faziam um percurso sôfrego em torno de 14/km, a pé ou de bicicleta, além disso, com exceção do Wesley e do Weverton, tinham que atravessar o rio Capitão- mor de canoa a remo. Mesmo diante de tantas dificuldades, todos esses jovens tinham em comum o sonho de ingressar na Universidade.
Em março de 2009, estes cinco,  já universitários, fundaram a EPC Miguá Terra, com atividades do pré-vestibular cooperativo, na comunidade Rural de Miguá Terra, no qual todos os finais de semana, estes retornam para suas comunidades para serem facilitadores no processo de aprendizagem cooperativa, este projeto faz parte do PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas), que tem como objetivo o desenvolvimento educacional, político e social do jovens do Município de Pentecoste e o ingresso dos mesmos na Universidade.
Esse trabalho foi iniciado com o principal objetivo de desenvolver nossas comunidades, através da educação, baseado nos princípios de cooperação e solidariedade. Dando assim a esses jovens a oportunidade que lhes foi dada, de ingressar na Universidade e tornando-os seres autônomos e protagonistas do desenvolvimento de nossas comunidades.

11:43