terça-feira, 13 de março de 2012

0

12 de março completa 3 anos de EPC miguá Terra



AGRADECIMENTOS:
Venho primeiro de tudo agradecer a Deus e aos idealizadores e de todos que fazem parte do PRECE (Programa de Educação em células Cooperativas) http://prece-ce.blogspot.com/!!!

Um dia muito especial





Depoimentos e agradecimentos:

Obtivemos mais três conquistas da EPC Miguá Terra: foi com muito sacrifício, dedicação, e fé em Deus, que a Karine Andrade foi aprovada, na UFC pelo ENEM através do SISU para o curso de ECONOMIA DOMESTICA 2012.1. Assim como o Bruno Braga e Andréia Cavalcante, UFC Semipresencial 2012.1, MATEMÁTICA E LETRAS INGLÊS, respectivamente. Vanessa Estevam e Viviane Freire, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e LETRAS PORTUGUÊS, também UFC Semipresencial respectivamente. Estas aprovações são Historias se SUPERAÇÃO do PRECE, assim como a de vocês. É com muito orgulho que hoje completa 3 anos de EPC e 5 resultados graças a vocês!!! Eu não tenho palavras pra agradecer o que vocês fizeram por nós, (digo em nome de todos os estudantes da EPC) sempre acreditaram em nós, sempre nos mostraram que era possível, que valia apena, nos deram a esperança e o brilho no olhar, além do melhor de cada um de vocês para nos ajudar... Peço desculpas pelos dias em que não os valorizemos, a presença de vocês nos Encontros e a dedicação de vocês para conosco. Quero que saibam que sou eternamente grata, e nada no mundo pagara isto tudo!!! Lembro com os olhos marejados de lagrimas de todos os momentos como se fossem ontem vividos em cooperação, das dificuldades, dos anseios, dos sonhos, das limitações, do entusiasmo, das alegrias e das tristezas.... O que seria de nós sem vocês e sem o PRECE???...aprendi muita coisa com vocês 5(Wesley Araújo, Weverton Mota, Juliana Pereira, Glaúbia Soares, Nivia Teixeira) e com o restante dos participantes da EPC Miguá Terra que levarei para o resto da vida! Nunca é tarde pra reconhecer e agradecer, vocês 5 são exemplos e inspirações pra mim, meu muito obrigada!!! Que o Senhor abençoe abundantemente cada um de vocês e suas famílias....
((Vanessa Estevam))



HOJE É COMEMORADO UM MARCO HISTÓRICO NA MINHA VIDA, HÁ 3 ANOS ATRÁS VI MINHA VIDA GANHAR SENTIDO DEPOIS DE TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO E FICAR SEM RUMO, SEM SABER O QUE FAZER.... FOI AÍ QUE ENTREI NA EPC MIGUA TERRA, E AGORA AFIRMO SEM MEDO DE ERRAR... FOI UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES QUE ACONTECEU NA MINHA VIDA. PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA BONITA E FRUTIFERA CAMINHADA E BOAS VINDAS AOS NOVOS INTEGANTES!!!!!! (( Karine Andrade))


COMO TUDO COMEÇOU... PEQUENO RESUMO:

A EPC Miguá Terra foi fundada no dia 12 de março de 2009, pelos cinco Universitários:citados na foto,oriundos da EPC Boa Vista (http://epcboavista.blogspot.com/). Esses cinco residiam na Erva Moura, Miguá Terra e Miguá Ilha, em comunidades que ficavam próximas a comunidade de Boa Vista, para chegarem até lá tiveram um percurso sôfrego, pois para chegarem até lá(com exceção do Wesley e Werverton)aproximadamente 14km ainda tinham que atravessavam o rio pereira de Miranda, de canoa a remo tendo depois que continuar muitas vezes de bicicleta, a pé, de moto.

Depois que estes ingressaram na UFC eles fundaram a EPC Miguá Terra, localizada na comunidade de Miguá Terra. De inicio tivemos bastantes dificuldades entre eles que foram o espaço Físico. Mas graças ao apoio da comunidade local conseguimos a sedição do espaço do Colégio Padre Antônio Moreira Filho, que ficou funcionando aos finais de semana, com o projeto Pré Vestibular Cooperativo e no ano seguinte, 2010, um salão (doado por parente de um estudante), que funciona como local de estudo das células durante a semana do mesmo projeto e também nesse mesmo período recebemos varias doações de livros e compramos outros com o dinheiro das inscrições e mensalidades dos estudantes.

Atualmente a EPC realiza 2 projetos o Pré vestibular Cooperativo, onde se estuda em pequenas células de estudos, todas as disciplinas do Ensino Médio, sem o auxilio de nenhum professor, apenas dos Universitários que retornam aos finais de semana voluntariamente para tirar as duvidas daqueles que estão no projeto que é voltado para a inserção do estudante ao Ensino Superior. Contamos este ano com 14 participantes inscritos, que já concluíram e outros que ainda estudam no Ensino Médio. E de lá para cá obtivemos 5 aprovações na UFC como mencionado acima.

 E o outro é o Projeto Estudante Cooperativo iniciado em 2011, acontece aos domingos, com estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental, onde se estuda as 4 disciplinas básicas: Português, matemática, ciências e historia, (facilitado respectivamente pelas facilitadoras Rosana Vasconcelos, Vanessa Estevam, Juliana Pereira e Eluina Andrade), assim também estas facilitadoras facilitam voluntariamente. E da mesma forma é trabalhado a metodologia da Aprendizagem Cooperativa.  Contamos com a participação de 25 crianças. No qual este ano obtivemos 3 aprovações da Milena Nunes, Mônica Ferreira e Marcilia da Fé que faziam parte do projeto ano passado passaram para estudarem na EEEP Alan Pinho Tabosa de Pentecoste.

Não contamos com o apoio de prefeitura local, assim como as demais EPCs do Prece, para custear a continuidade desses projetos, contamos apenas com o nosso esforço, e a mensalidade dos estudantes(que contribuem com R$ 10,00 mensais) e com o apoio do ICE (instituto Coração de Estudante) que nos concede uma bolsa de R$ 300,00 para custear o transporte(vinda) dos Universitários de Pentecoste a comunidade da EPC( que alias está com alguns meses em atraso). Mesmo diante de tais dificuldades persistimos e através da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa utilizada no PRECE vamos confiando uns nos outros com a ajuda mutua, compartilhando saberes vamos alcançando sonhos jamais imagináveis e mudando a nossa realidade local através da educação.


0 comentários:

Postar um comentário