domingo, 11 de março de 2012

0

Encontro Pedagógico da EPC Miguá Terra – 2012


O Encontro Pedagógico da EPC Miguá Terra, foi realizado no dia 04 de janeiro de 2012, das 08:00h as 17:00h, no colégio Padre Antonio Moreira Filho, na comunidade de Miguá Terra.


Esse encontro teve o intuito de apresentar o Prece, a EPC Miguá Terra, os projetos trabalhados, nossos objetivos, dificuldades, resultados, a metodologia trabalhada, as provas que são realizadas durante o ano e as instituições nos quais utilizam essas notas, e também a criação de um cronograma de atividades adequando de acordo com a disponibilidade de cada um, com seus respectivos, dias, horários, facilitadores e as disciplinas estudadas. Responsáveis pela organização deste encontro foi os Universitários Wesley, Rosana e Vanessa, e pela Universitária convidada oriunda da EPC Apuiares, Selmaria.



 Segue a programação do Encontro Pedagógico com apresentações em slides: 

Sábado pela Manhã:
  • Dinâmica dos crachás (apresentação);
  • Apresentação do PRECE(responsável Wesley);
  • Apresentação da EPC Miguá Terra ( responsável Vanessa);



  • Apresentação da Aprendizagem cooperativa e sobre os seus cinco elementos Cooperativos: Trabalho em equipe, Interdependência positiva, Responsabilidade pessoal e grupal, Processamento de grupo, Habilidades sociais. Onde foram distribuídos textos resumidos da apresentação para os estudantes (responsável Rosana);
  • Mostrado vídeos da EPC Miguá Terra, do Prece e o Vídeo vida Maria, no qual foi aberto uma discussão muito rica, com troca de experiências, quebra de paradigmas e levantado a questão da importância dos estudos e do Prece na nossa vida, na nossa comunidade e município;


  • Intervalo para o almoço Cooperativo, das 11h às 13h, na casa da Rita (mãe do Bruno) muito divertido almoçamos todos juntos e logo após fomos mostrar local, o salão, onde os meninos se reúne durante a semana para estudar em células cooperativas.




v  Sábado pela tarde:
  • ü Dinâmica o Patinho feio;
  • ü  Apresentação em slides sobre as provas que são realizadas durante o ano e as instituições nos quais utilizam essas notas, também mostrado e criado um cronograma de atividades (responsável Wesley): ENEM;SISU; PROUNI; semipresencial; UECE; IFCE; UFC (e suas assistências); Escola Técnica do Umirim e de Pentecoste.

ü  Mostrado Vídeo da UFC
ü  Criação do Cronograma da EPC miguá terra (feita em tabela) discutido sobre atividades da EPC(dias, horários, disciplinas, facilitadores, trabalho em grupo, estudo durante a semana, onde vai ser o grupo de estudo, e questão da alimentação).
ü  Dado algumas informações, sobre Inicio das aulas fim de semana 11 e 12/02/12(Não haverá aulas em: 18 e 19/02/12) e algumas datas de provas, Semipresencial em outubro, Enem: 3 e 4 de novembro; e eventos do qual participamos : Congresso do precistas no 3 de março Cipó,Torneio das crianças em Julho da EPC, dias das crianças :13 de outubro; Confraternização fim de ano.
ü  Mostrado um vídeo de motivação;
ü  Dinâmica do desenho: onde cada um retrata em forma de desenho em uma folha como esta se sentindo depois deste encontro e o que achou, onde toca-se uma musica, e vai passando sua folha em circulo, cada um colocando que acha da pessoa que desenhou;
ü  Processamento de grupo: cada um expôs no final do dia o que achou através do que bom, que pena e que tal;






v  Participantes:
ü  Universitários:
Vanessa, Juliana, Rosana , Wesley, Selmaria
ü  Estudantes do pré-vestibular:
Aldenora, Andréia, Bruno, Cintia, Eguinario, Isaac, Luciana, Natália, Nazaré. 

0 comentários:

Postar um comentário