segunda-feira, 14 de maio de 2012

0

Disciplina de Atualidades de volta na carga horaria dos estudantes do projeto Pré Vestibular Cooperativo da Epc Miguá Terra.


A Escola Popular Cooperativa de Miguá Terra do PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas) Retomou domingo, dia 06-05-2012, turno da tarde, com a disciplina de atualidades, projeto desenvolvido pela facilitadora: Vanessa Estevam de Lima, cujo o tema proposto para discussão foi Aborto Anencéfalo com o horário combinado das 13:00 as 15:00horas.
Iniciado com a mostra da importância da disciplina de atualidades, e de como seria trabalhado no decorrer do ano que é além de 1-trabalharmos um tema que seja polêmico, que seja discutido nos jornais e no mundo, que se posso fazer uma reflexão e possa que todos opinem sobre tais questões;
2-trabalhar a parte teórica da Aprendizagem Cooperativa dentro da EPC, com textos, frases, vídeos tanto do prece como motivacionais e ou que tenha haver com o conteúdo abordado, leitura de um memorial dos precistas da EPC, depois de outras EPCs, depois da Cofac e entre outros memoriais que venham a servir de exemplo e estimulo para os demais estudantes de nossa EPC, além de contribuir para que eles construam o seu memorial para ser postado no blog;
3- Fazer questões de provas de vestibulares e Enem.
4- E Fazer o processamento de grupo ao termino de cada encontro.

O memorial lido foi do Wesley Araujo estudante de Agronomia da UFC e no qual ele é facilitador de Bilogia e Diretor financeiro da EPC. Feito uma reflexão sobre sua Historia e muitos participaram do debate. Chegado às conclusões de o quanto a sua Historia era parecida com as nossas, tanto nas lutas, anseios, dificuldades e sonhos. Quando a Vanessa estava lendo e ao termino do memorial ela fazia perguntas de alguns trechos para os estudantes, foi bem interessante e interativo este momento. Os meninos gostaram muito, de ficar conhecendo a Historia do Wesley. E pediram que o próximo a ser lido fosse da Juliana Pereira.

Em seguida foi trabalhado um vídeo motivacional aberto para discussão, refletido a respeito, alguns opinaram.

Logo após foi debatido o tema proposto que foi Aborto Anencéfalo, conteúdo retirado de vários sites e jornais da internet, contendo 6 paginas impressas, todos participaram da leitura e do debate proposto do tema, contribuíram citando exemplos e outras vivencias de reportagens que viram na televisão, além de mostrar pros e contras. Assim como feito na leitura do memorial, quando eu estavam lendo o texto e ao seu termino do mesmo, fazia-se perguntas de alguns trechos para os estudantes, foi bem interessante e interativo este momento e mais empolgante a prestar atenção e expor sua opinião, assim todos participavam e iam perdendo um pouco o medo de falar.

Para encerrar foi realizado o processamento de grupo.

Via Coordenação da Epc Miguá Terra:
Vanessa Estevam de Lima, Pentecoste, 12 de Maio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário